como lavo os pincéis de maquilhagem? - makeup brushes cleaning

By 11:20 , , , , ,

Já existem imensos vídeos e posts na blogosfera a explicar o que fazer na hora de lavar os nossos imprescindíveis pincéis de maquilhagem. Ainda assim, resolvi deixar aqui a minha versão. Esta é uma adaptação da receita da Michelle Phan

A limpeza e higienização dos pincéis é extremamente importante para quem os usa a nível profissional, mas também quando os utilizamos na auto-maquilhagem. 

Costumo cumprir os seguintes 5 passos e é garantido que ficam como novos:
  • molho com água fria ou morna (não os molhem com água quente pois podem cozer os resíduos de base e fica mais difícil de lavar).
  • passo o pincel molhado com movimentos para cima e para baixo (ou circulares) num sabonete anti bacteriano (uso o Dettol). Enxaguo abundantemente. Este passo já vai retirar a maior parte da sujidade e desinfetar.
  • numa tijela (que uso apenas para este efeito) coloco partes iguais de detergente da loiça anti bacteriano e azeite virgem*. Passo o pincel pela mistura e esfrego na mão até desaparecer toda a sujidade. O detergente da loiça limpa e o azeite amacia as cerdas. Passo por bastante água corrente. Repito se necessário. É importante passar muito bem por água para retirar TODA a espuma. Quando não tenho à mão o detergente e o azeite, uso champô de bebé (Jonhson’s) mas prefiro a mistura.
artilharia necessária para lavar pincéis de maquilhagem
  • retiro o excesso de água com uma toalha ou rolo de cozinha. Eu prefiro toalha (que é mais ecológico!). Tenho algumas apenas para este efeito.
  • coloco a secar com as cerdas para baixo (existem várias soluções, googlem-nas…o importante é as cerdas ficarem nesta posição (ver figura), para a remoção rápida da água gravítica, a higroscópica sairá por evaporação) 
cerdas do pincel viradas para baixo
Se cuidarem bem dos vossos pincéis, eles irão durar imenso tempo mantendo aspeto de novos, e a própria maquilhagem agradece, principalmente aquela em que nos servimos do produto directamente com o pincel, como por exemplo paletas de sombras e blushes.
Espero que tenham gostado do post!


*tenho dois frasquinhos com pump (um com azeite e outro com detergente da loiça) num armário da casa de banho. Por isso nunca deitem fora embalagens com pump, dão muito jeito, podem ver aqui outra utilização. 

You Might Also Like

10 comentários

  1. Gostei bastante das tuas dicas e como lavas os teus pincéis
    beijinhos
    http://cantinhodasofias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Sofia! Esta receita é mesmo boa! Mais eficaz que o tradicional champoo de bebe! :)

      Eliminar
  2. Boas dicas!
    Por falar nisso tenho que lavar os meus :P

    Beijinhos,
    Vou de Saltos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Força! Costumo fazer isso ao sábado ou quando tempo tempo/preciso deles...:)

      Eliminar
  3. Boas dicas. Eu lavo sempre com champo de bebé, ma vou experimentar esta "receita" do detergente anti-bacteriano com azeite.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta! Para os pincéis sujos de pó não vais notar muita diferença, mas os pincéis de base ou outras formulas cremosas limpam-se mais facilmente com esta receita do que com o champoo! Depois diz-me como correu, ok?

      Eliminar
  4. O azeite é fantastico para as cerdas dos pinceis! Tb gosto...Adorei o post:) Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. obrigada! eu lavo sempre assim, ficam super limpos e macios!!! beijinhos

      Eliminar
  5. Respostas
    1. obrigada! Lavo sempre assim, ficam como novos! beijinhos

      Eliminar