A Temperatura das Cores - Color Temperature

By 18:57 , , , , , ,

O conceito de temperatura da cor ou cores quentes e frias é muito importante para artistas, como pintores, fotógrafos ou maquilhadores e ainda muito poucos a entendem.
Conhecer o círculo ou o gráfico das cores ajuda a perceber como medir a temperatura às ditas. 

A organização das cores, levada a cabo por alguns artistas no passado, deram origem aos círculos que hoje conhecemos. Por exemplo Newton organizou um conjunto de cores criada pela passagem de luz num prisma. Cada segmento do círculo de cores tinha um tamanho diferente de acordo com o seu comprimento de onda. O círculo de Newton sugere ainda outras relações matemáticas.  



Em 1908 Claude Boutet criou dois círculos de cores que constam do “Traité de la peinture en mignature”  


A Teria das Cores de Goethe (1810) constitui o primeiro estudo sistemático dos efeitos fisiológicos da cor. As suas observações do efeito de cores opostas levaram-no a desenvolver uma roda de cor simétrica. "for the colours diametrically opposed to each other… are those that reciprocally evoke each other in the eye."
A primeira divisão em cores quentes e frias terá surgido em 1813 pela mão de Charles Hayter e mais tarde por George Field (1835) 
in: http://www.huevaluechroma.com/077.php
Dado que o quente e frio tem uma associação fisiológica não é de admirar que haja alguma falta de consenso na definição da temperatura de uma determinada cor. Alguns autores consideram que o amarelo e o roxo* não têm temperatura, ao passo que outros consideram o amarelo como o mais quente e o roxo como o mais frio. Todavia considerar o vermelho, o vermelho-laranja e o laranja como os mais quentes e o azul e azul-verde como os mais frios, é o que é mais consensual. 



O circulo das cores como o conhecemos tem (mais ou menos) a seguinte forma:


e mostra-nos que à medida que juntamos o pigmento amarelo a cor torna-se cada vez mais quente e à medida que adicionamos azul a cor torna-se mais fria

cores frias: azul, rosa, lilás, cinzento, bordeaux, prateado, ameixa, azul
cores quentes: amarelo, castanho, bege, dourado, laranja, salmão, vermelho

A página da ELF tem uns gráficos que exemplificam as cores quentes e frias.

neste exemplo podem ver que podemos ter verdes quentes e verdes frios!

Na hora de escolher as cores das sombras, imaginando que querem um rosa na pálpebra móvel e um castanho no côncavo, tenham atenção à temperatura deles, pois não fica bem combinar um rosa frio com um castanho quente...acreditem é um erro recorrente, daí o exemplo. Ou, as sombras bem quentinhas, e depois um batom frio...esqueçam, também não é uma boa combinação...A maquilhagem deve ser harmoniosa, não só entre os diferentes elementos da maquilhagem (sombras, base, batom, blush...) mas também entre os elementos da maquilhagem e a temperatura da pele (o famoso subtom da pele)!! 
*roxo=vermelho+azul 
+ info sobre a temperatura das cores aqui.
Sobre a teoria das cores aqui!

You Might Also Like

0 comentários